quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Autonomia marca o PIbid-Filosofia

Os encontros do pibidianos de Filosofia são marcados pela autonomia. Além de discutirem textos referentes ao ensino da filosofia e suas implicações, os bolsistas estão sempre proponto ideias novas e promovendo novas reflexões acerca das possibilidades de ações na escola.




O aluno Roberto, em uma das reuniões, trouxe um texto que tratava do ensino da Filosofia na visão dos alunos. As discussão incentivaram aos bolsistas do Pibid tomarem diferentes posições acerca dos problemas que a disciplina filosofia, recém integrada no currículo obrigatório do ensino médio, enfrente. A problemática girava em torno de como se deve abordar a filosofia, revisitando sua história e seus autores clássicos ou tratando de questões cotidianas dos alunos. O debate gerou indagações e muitos reflexões, dignas de um debate com alunos de filosofia. 

O grupo também está se articulando para promover o evento "Filosofia no Samba" em outubro na Escola Estadual Mascarenhas Homem (Av. Prudente de Morais, 2794). Essa ação irá possibilitvar aos alunos o mergulho na filosofia de uma maneira atrativa, descontraída e cultural. Também irá desmistificar o fato de a filosofia ser uma disciplina exclusivamente teórica e dissociada da vida dos alunos. Segundo o coordenador do subprojeto de Filosofia, professor Markus, " O filosofia do samba era um projeto de extensão da Universidade, agora iremos implementar com o ensino médio, o objetivo dessa ação é investigar as ideias filosóficas presentes nas letras de samba, também pretendemos trabalhar o conhecmento da história da música brasileira, as biografias dos principais compositores e com isso refletir sobre questões da vida, de sentimento, do modo de viver e pensar do brasileiro, trabalhando assim nossa identidade cultural" 
O propósito dessa ação, segundo o coordenador, será pensar e descobrir junto com os alunos quais aspectos da filosofia estão presentes no samba. O grupo pretende elaborar slides com fotos dos compositores e letras de música que falem de filosofia, sensibilizando sobre a importância da matéria na vida e na cultura dos alunos e realizar um exposição sobre o momento histórico, literário e político em que o samba surgiu e vigora.
Aguardo mais informãções sobre o evento e encerro essa postagem com a fala do pibidiano Roberto:
"A filosofia faz parte da vida, é preciso despertar o interesse"



Girlane Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário